Um estudo da Universidade Queen May, em Londres, analisou as tendências musicais das últimas décadas através de um programa big data para afirmar com certeza qual foi o estilo mais revolucionário do último meio século. Do ponto de visto rítmico, harmônico e melódico, parece que grupos influentes como os Beatles não modificaram tanto a história da música como o fez um estilo engendrado nos anos 70, nos EUA: trata-se do hip-hop.
Segundo um estudo publicado pela revista Royal Society Open Science, a última grande revolução musical produziu esse gênero criado nos bairros pobres de Nova York, misturando influências latinas e afro-americanas, alcançando grande popularidade mundial nos anos 90.
De acordo com os pesquisadores, essa foi a primeira vez em que foram medidas as propriedades musicais das gravações em grande escala. Segundo o estudo, “atualmente, podemos ir além do que dizem os especialistas ou do que nós mesmos dizemos, olhando diretamente para o interior das músicas, analisando sua composição e entendendo como elas mudaram”.
Ou seja, trata-se da maior aproximação objetiva e científica já feita em relação à música, além do “gosto pessoal”, em geral vinculado a fatores emocionais. E esse pretende ser apenas o começo de um estudo que levará em consideração a evolução musical em todo o mundo.
Fonte: ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário