Bom de Faro

sábado, 19 de fevereiro de 2011

:: Johnny Fontane ::

John "Johnny" Fontane é um personagem fictício no romance The Godfather de Mario Puzo e na série de filmes adaptados. No filme de Francis Ford Coppola, foi interpretado por Al Martino, após o papel ter sido recusado por Vic Damone.

No romance e no filme, Johnny Fontane é um crooner e ator de cinema no estilo de Frank Sinatra. Ele também é afilhado de Don Vito Corleone, o líder de uma família de mafiosos; Há quatro ocasiões onde Corleone intervém para ajudar sua carreira:

a primeira, anos antes da época central do filme, é quando Corleone usa de persuasão violenta (uma "oferta irrecusável") para conseguir um contrato onde Fontane é colocado como líder de uma banda, que havia o recusado anteriormente;
a segunda é a cena da "cabeça de cavalo", um ato de intimidação, levada a cabo por ordem de Corleone, para assegurar que Fontane teria parte num filme. O produtor, que antes acusara Fontane de ter arruinado uma mulher na qual ele estava interessado, acorda com a cabeça arrancada de seu cavalo premiado em sua cama;
a terceira é quando Corleone ajuda Fontane a ganhar o Oscar de melhor ator;
a quarta é quando Fontane precisa de dinheiro para montar seu próprio estúdio de cinema.
Johnny Fontane é um personagem menor na adaptação para o cinema. No romance original, entretanto, o personagem é muito mais central, com extensas partes do livro dedicadas às suas aventuras e desventuras em Los Angeles e Las Vegas, seu relacionamento precário com seu amigo de infância e ex-parceiro Nino valenti, e sua luta contra a perda da voz que o fez famoso. No romance, Fontane desenvolve e é curado de lesões em suas cordas vocais.

Johnny Fontane é tido como baseado fortemente em Frank Sinatra. Embora o escritor Mario Puzo nunca tenha dito isso, ele também nunca negou.

Nenhum comentário: